Uma das principais formas utilizadas para organizar é a categorização.
Acredito que você já tenha ouvido falar sobre isso.
Muitas pessoas se perguntam, porque a categorização é tão importante no processo da organização.
A resposta é que ao separar objetos da mesma natureza fica muito mais fácil encontrá-los quando precisamos.
Vamos tomar como exemplo os produtos de limpeza para que você possa entender melhor. Nesse caso devemos guardar todos os produtos juntos em um só lugar, assim quando for preciso limpar algo saberemos exatamente onde pegar o que precisamos..
Quando for categorizar seus objetos, seja cuidadosa pois essa categorização vai influenciar diretamente no processo da organização.
Ela deve ser feita visando a praticidade e seu estilo de vida. Lembrando que nesse processo colocar etiquetas é essencial para facilitar a localização das coisas, principalmente se for utilizar caixas organizadoras.
Podemos observar esse processo de categorização também na matemática, onde para resolver um problema matemático é necessário separar as informações por categorias para que seja possível chegar a um resultado correto. Surpreendentemente podemos observar que a categorização não é algo recente.
Depois que finalizar toda a categorização, é necessário setorizar as categoria criadas.
O que vem a ser isso?
É dar uma casa para seus objetos. A setorização vai indicar onde vamos guardar cada categoria criada. Seria o mesmo que criar um endereço para elas. Veja o exemplo:
Aproveitando o exemplo acima, no caso da categoria dos materiais de limpeza a setorização poderia ser embaixo do tanque na lavanderia, no armário acima da máquina de lavar roupa ou até mesmo dentro de um balde. Isso quem vai determinar é você. Então podemos dizer que a setorização é o lugar onde você vai guardar aquele conjunto de objetos da mesma categoria.
Antes de mais nada, para fazer a setorização atente-se para que ela possa trazer praticidade em seu dia a dia. Defina o lugar de cada categoria, levando em consideração a praticidade. Assim, o que usamos com mais frequência devemos deixar o acesso mais fácil e aqueles que usamos com menos frequência podem ficar em um local mais alto por exemplo.
Outro ponto não menos importante é a manutenção dessa categorização.
Devemos levar em conta que os objetos não voltam sozinhos para seus lugares, portanto é fundamental fazer a manutenção das categorizações para que a bagunça não se instale novamente. Então, tirou do lugar guarde, isso é menos cansativo do que fazer o famoso catadão de objetos, onde esse tipo de tarefa é bem chata de fazer, sem falar que é cansativa.
Surpreendentemente quando organizamos, temos o controle de todos os objetos e assim conseguimos fazer com que cada um consiga voltar para sua casa após ser utilizado.
Lembre-se: Um ambiente limpo e organizado nos deixa mais leve.
Esse é um dos poderes da organização.