Normalmente utilizamos a palavra prioridade quando temos algo para fazer e já está em cima da hora para entregar ou concluir algo. Isso acontece porque na maioria das vezes procrastinamos, vamos empurrando com a barriga até que chega o momento que não podemos mais empurrar e chegou a hora de fazer a tarefa por pior que ela seja.
Dessa forma podemos observar que utilizamos a palavra prioridade na maioria das vezes de forma errada. Ela é para ser utilizada durante a nossa organização de tarefas e não no último momento do segundo tempo para finalizar algo.
Sem dúvida isso acontece com as atividades que não gostamos de fazer, não temos prazer em fazer. E dessa forma, essa prioridade se transforma em urgência que te deixando de mal humor e stressado porque além de ser algo que não gosta de fazer tem que fazer naquele momento que pode ser uma hora que você por algum outro motivo não esteja bem e vai ficar pior ainda por conta da pressão de ter que fazer algo que não gosta.
Sem dúvida podemos evitar tudo isso com um pouco de organização.
A princípio podemos fazer uma lista de tarefas e utilizar ela em conjunto com a matriz de Covey. Essa matriz foi criada por Dwight Eisenhower no qual foi o 34º presidente dos USA. Ele usava essa ferramenta para priorizar as tarefas que deveriam ser feitas e assim não esquecer de nada.
Com a ajuda dessa ferramenta podemos alcançar todos os resultados desejados e será possível fazer as tarefas propostas com mais facilidade.
A matriz vai nos ajudar a visualizar qual tarefa realmente é importante .
Separe as tarefas por grau de urgência. Classifique a prioridade usando por exemplo as letras do alfabeto.
A – Urgente – tem a ver com prazo
B – Importante – tem a ver com o impacto que isso terá na sua vida
C – Importante e não urgente – pode ser feito depois
D – Urgente mas não importante – você pode delegar a outras pessoas.
Agora você já sabe como priorizar as suas tarefas.
Mãos a obra e depois nos conta como foi a experiência.
Beijos