Temos uma rotina diária tão corrida que sempre há um cômodo da bagunça. Onde todo item que não sabemos onde colocar geralmente colocamos nesse local.
Quando abrimos a porta parece que estamos em outro mundo. É impossível encontrar algo. A visão geralmente é do fim do mundo. Caixas pra todo lado, sacolas e mais sacolas. Que no final a preguiça ou a falta de tempo nos impede de procurar o que temos certeza que temos e na maioria das vezes achamos mais fácil comprar novamente o que já temos.
Diante dessa realidade, que tenho certeza que está presente na vida da maioria de nós, o melhor que temos a fazer é organizar.
E a pergunta que não quer se calar: O que podemos fazer para que esse cômodo deixe de existir em nossa casa?
Bom vamos compartilhar algumas dicas para que essa difícil missão fique mais fácil.
Vamos lá
Primeiro ponto: retire tudo que está amontoado e coloque no chão. Abra caixa por caixa, sacola por sacola e retire tudo.
É nessa hora que o nosso coração começa a ficar apertado. Achamos que mesmo sem ter lugar para colocar esses objetos acreditamos que eles são essenciais em nossa vida.
Mas deixa eu te contar um segredo. A maioria deles podem ser descartados. Se você tem algo guardado que não usa a mais de um ano é um sinal que talvez esse objeto não seja algo que você deva guardar.
Dessa forma separe eles com critério e dê um destino a cada um. Por exemplo:
Vendas online: Que tal ganhar um dinheiro extra? Há aplicativos como o enjoei que ajudam a vender peças de roupas em bom estado.
Vendas em bazares: Pode também vender para bazares. Em toda cidade há um bazar.
Doações – Itens que não estão tão conservados para vender pode ser doados a quem precisa. Atualmente temos muitas pessoas necessitadas.
Lixo – O que não serve para vender e para doar deve ir para o lixo.
Para arrumar o que ficou utilize prateleiras (para quem tem pouco espaço), Caixas organizadoras transparente de preferência, Etiquete tudo para saber o que tem em cada caixa. Caso não tenha condições no momento de comprar essas caixas, recicle, use a criatividade com o que tiver em casa. Não tem desculpa para não arrumar.
Agora temos que manter a organização e para isso vou colocar 3 dicas para te ajudar a manter essa organização que foi tão trabalhosa.
- Quando pensar em comprar algo primeiramente verifique se tem onde colocar tal objeto. Devemos também analisar se o objeto em questão combina com o estilo da decoração da casa. Se for roupa ou calçado devemos pensar se eles já combinam com o que temos e pensar também que para entrar um novo tem que sair um usado.
- Temos também que ficar atentos a tentação dos Saldãos. Eles geram uma vontade de consumismo que nos faz comprar o que não precisamos. Então vamos tomar cuidado com esse tipo de situação, pois tenho certeza que alguns itens vão acabar parando em um novo quartinho da bagunça.
- Para quem tem crianças em casa a quantidade de objetos é ainda maior, por isso temos que redobrar a atenção para não acumular. Sendo assim use o mesmo critério, onde entra um objeto sai outro.
Vamos então colocar a mão na massa?