Quem nunca falou ao telefone, cozinhou, programou a máquina de lavar roupa, secou vasilha tudo ao mesmo tempo? Rs…rs…rs…rs…

Acredito que muitas pessoas já fizeram isso né ! Principalmente nós mulheres que temos muita das vezes tripla jornada

A cada dia que passa nossa vida fica mais corrida e para dar conta de tudo acabamos fazendo inúmeras coisas ao mesmo tempo, ou seja nos tornamos multitarefas.

Da mesma forma o mundo nos cobra essa habilidade e o reflexo disso é que podemos presenciar essa afirmação nos anúncios de empregos que frequentemente pedem pessoas com habilidade de multitarefa.

Muitos veem isso como algo normal, mas será que realmente isso é normal?

Atualmente  a pandemia trouxe uma nova modalidade de trabalho que é o home office e sem dúvida aumentou a tendência de sermos multitarefas. Isso porque antes de tudo isso quando saíamos para trabalhar largávamos para trás tudo aquilo que não tínhamos feito e íamos para outra etapa do nosso dia. Porém quando estamos em casa acabamos por tentar fazer tudo ao  mesmo tempo, pois tudo está a mostra e não aguentamos e vamos fazendo tudo, achando que somos um polvo com vários braços rs…rs…rs…rs..

Você acha isso uma boa opção?

Vamos então discutir um pouco sobre esse assunto. Como essa realidade reflete em nossa rotina e como a organização entra nisso tudo.

Respeitando nossa Fisiologia

e acordo com um artigo publicado na “ Harvard Business Review” o  nosso cérebro leva em torno de 15 a 20 minutos para se reorientar após exposto a uma distração.

Esse artigo evidencia que devemos evitar fazer duas coisas ao mesmo tempo. Produtividade e multitarefas são coisas bem ambíguas.

O computador foi feito para ser multitarefa, o ser humano não.

Consequências

Eu sempre me perguntei porque atualmente existe certas condições que antigamente não existia, como por exemplo o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção).

Pesquisei e conclui que dos anos 90 pra cá a tecnologia vem crescendo cada vez mais e inegavelmente se integrando cada vez mais em nossa rotina, nos levando consequentemente a nos tornamos multitarefas sem perceber.

Se pararmos para analisar veremos que muitas crianças assistem tv, manuseiam celular, fazem tarefa da escola tudo ao mesmo tempo. Isso é muito comum de se ver em diversas casas.

O nosso cérebro não tem estrutura pra tudo isso. Essa pluralidade de atividades que nossas crianças são expostas desde cedo pode ser a causa de muitos casos de TDAH, e se não forem a causa pode ser uma grande contribuição para gerar esse transtorno.

A herança que estamos recebendo de tudo isso são adultos sem capacidade de ter foco no que faz.

O que fazer?

Essa questão da multitarefa veio para ficar então temos que encontrar alternativas para lhe dar com isso

O que podemos fazer?

É exatamente nesse ponto que entra a organização. Faça listas de tarefas, priorize o que é urgente, delegue o que for possível, aprenda a dizer não quando necessário, não procrastine. E finalmente tente realizar uma tarefa por vez, não iniciando outra tarefa até concluir o que está fazendo.

Se possível antes de iniciar algo novo faça um intervalo de pelo menos 10 minutos para que seu cérebro possa entender que você vai começar com outra atividade diferente.

Desvantagens

Tentar ir de contra o que o nosso corpo está preparado tem algumas desvantagens.

A falta de foco é uma delas. Sem foco adequado a produtividade cai.

Certamente uma certa ansiedade será gerada diante de inúmeras tarefas para fazer, afetando sua saúde mental.

Tendência a cometer erros em virtude da falta de foco

O nível de stress certamente aumentará e junto com ele sua memória será afetada.

Conclusão

A organização é algo essencial nisso tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Open chat
1
Olá, tudo bem?
Como posso te ajudar?