A palavra “medo” por si só já nos causa a impressão de ser algo negativo. Então, o que você precisa saber sobre o medo?
Nós não gostamos de sentir o medo, mas vou te contar um segredo.
Nós precisamos do medo…… Sério? Verdade.
O medo faz parte da nossa sobrevivência. Como assim?
O medo nos impõe limites para que possamos nos proteger, ele nos ajuda a lidar com o perigo.
Essa pequena palavra é uma emoção muito forte. Sim o medo é uma emoção.
Vamos analisar um exemplo bem simples só para ilustrar como o medo faz parte da nossa sobrevivência.
Se estamos andando em uma rua e de repente vemos que um cachorro muito bravo de uma determinada residência escapou e está vindo em sua direção. O que acontece com o seu corpo nesse momento? Sem você saber ou dar um comando, seu cérebro no mesmo instante vai reagir a esse estímulo e vai liberar substâncias que vai te ajudar a enfrentar essa situação. Você já deve ter ouvido histórias de amigos ou colegas que eles relatam que já fizeram coisas inexplicáveis em momentos de medo. No caso acima relatado, você poderia por exemplo subir em cima de um carro ou de uma árvore mesmo sabendo que em condições normais teria dificuldade em fazer ou até mesmo jamais faria. Isso é o medo sendo usado como instinto de sobrevivência, e foi para isso que ele foi criado.
O que não podemos é deixar nosso medo se transformar em pânico, porque o pânico paralisa, mas o medo não. Ele é uma reação involuntária e natural de nós seres humanos. Depois de vários estudos foi verificado que temos um local em nosso cérebro só para o medo, a amigdala. A partir desse ponto podemos dizer que fomos criados assim, ou seja o medo não é algo que surgiu do nada, nascemos com ele.
Lembrando que até na Bíblia há relatos de pessoas com medo. Diante disso vemos que não é algo novo.
O incrível é que o medo pode te impulsionar a fazer coisas novas. Sério!
Verdade, porém isso só é possível quando decidimos a entender os nossos medos.
É essencial identificar os nossos medos e dar nome a eles, porque dessa forma será possível enfrenta-los. Não podemos enfrentar o que não conhecemos. Com essa atitude de identificação vai ser o ponto de partida para enfrentar seus medos.
Vamos a mais uma situação.
Vamos supor que você tem medo de falar em público. Muitas pessoas tem essa dificuldade (ou medo). Nesse caso esse medo pode atrapalhar de forma significativa a vida profissional, então o que podemos fazer?
Enfrentar o medo e ir em frente. Você vai errar? Sim. Com toda certeza após a identificação e a nomeação desse medo você pode usar a sua criatividade para enfrentar. Nesse caso se você identificar que seu medo é porque você é tímido, o seu ponto de partida será tratar a sua timidez. Se expondo a pequenas situações como:
- Aproximar de colegas nos quais você se sinta mais confortável;
- Procurar olhas as pessoas nos olhos e não de cabeça baixa;
- Ter mais autoconfiança de sua capacidade;
- Participar de dinâmicas e atividades em grupo;
- Não se comparar com ninguém;
- Se necessário procure uma ajuda profissional.
Aqui você já deu um grande passo para começar a falar em público sem medo.
Então vamos parar de ter medo de enfrentar os nossos medos, ir em frente matando um gigante por vez como fez Davi de acordo com a Bíblia em 1Samuel 16.
Acredite, você é capaz de se organizar, enfrentar seus medos, crescer como pessoa, como profissional e como ser humano.