O que são crenças limitantes?
Elas são nada mais que pensamentos negativos que insistimos em colocar como verdade.
Vamos analisar melhor essa questão, quando chegamos a esse mundão de Deus, somos como um caderno novo, onde sua vida será escrita nele. Conforme crescemos vamos adquirindo experiências positivas e negativas que vão sendo registradas nesse caderno.
Assim as experiências positivas vão nos impulsionando cada vez mais ao sucesso, mas as negativas se transformam em crenças limitantes, como o próprio nome diz nos limita ao sucesso. Muitas dessas crenças criam raízes dentro de nós de uma forma que não a vemos como limitantes, isso porque começaram a crescer dentro de nós quando ainda éramos crianças e crianças não tem discernimento para perceber.
Vou te dar um exemplo: você quer se transformar em uma pessoa organizada, porque não aguenta mais viver em meio ao caos que sua bagunça causa. Nesse momento você resolve e diante dessa tomada de decisão comentar com as pessoas o seu projeto de mudança de atitude. Só que as pessoas começam te dizer: “duvido que você vá conseguir”, “você é bagunceira desde pequena”, “isso é fogo de palha”, “comprou um planner para virar rascunho porque não vai usar”.
Enfim a maioria das pessoas que a cercam vão exaltar apenas os seus pontos fracos, e assim você vai começar a pensar: “Não sou capaz “, “Não vou conseguir”, dentre outros pensamentos limitantes
De acordo com Diego Wildberger,
“As suas crenças limitantes são alimentadas pelo medo do julgamento do outro”.
Por isso temos que estar sempre atentos e acreditar em nosso potencial, ignorando o medo da mudança.
Mudança indica algo novo, desconhecido e isso para alguns é um pouco assustador, isso porque você a vida inteira se viu como incapaz ou não merecedor de fazer certas coisas. Então use de seu autoconhecimento para perceber que você é capaz de fazer o que você quiser. O que pode acontecer é você ter dificuldade em algumas coisas, mas isso não te impede de fazer. Não se limite, por conta da opinião dos outros.
O medo da frustração também é um alimento para essas crenças. Portanto temos que aprender a lidar com esse sentimento e isso só é possível quando temos autoconhecimento, olha ele ai de novo. Quando algo não dá certo e nos sentimos frustrados precisamos entender que não é o fim e que isso não significa que não somos capazes. Isso nos mostra apenas que erramos em algum ponto e precisamos rever nossos passos e corrigir o erro. É bater a poeira, levantar e tentar de novo com mais garra e determinação.
Entenda que “O céu é o limite.”