Conforme prometido vamos detalhar cada ponto da matéria anterior e começaremos pelo primeiro tópico onde determinaremos o tempo de realização de cada tarefa do nosso dia.
Vamos lá!
Na maioria das vezes não sabemos quanto tempo levamos para fazer nossas tarefas. Na realidade nunca tinha pensado nisso e por não ter esse conhecimento passei um certo perrengue uma vez quando ainda trabalhava com confeitaria.
Então para começarmos a ter noção do tempo que gastamos em cada atividade devemos iniciar cronometrando tudo que fazemos, desde a arrumar uma cozinha, varrer uma casa e principalmente em nosso trabalho profissional.
Claro que isso não é para virar uma paranoia, senão ao invés de ajudar vai atrapalhar o propósito.
A intenção disso é que você cronometre uma ou duas vezes cada atividade e anote, para quando você tiver que montar a sua rotina, planejar o seu dia, sua semana você saiba o que você dá conta de fazer e ser mais assertivo em seus planejamentos como forma de evitar a procrastinação e a frustração de não conseguir fazer tudo como deseja.
Essa métrica vai servir para sua vida pessoal e profissional, principalmente a profissional. Porque os gestores na maioria das vezes não tem noção do tempo que é preciso para fazer determinadas tarefas e muitas das vezes nos vemos sobrecarregados por conta disso. Assim quando eles pedirem algo você saberá se vai dar tempo de fazer de acordo com a sua agenda/planner e poderá argumentar com seu gestor qual é a prioridade de tal tarefa evitando stress e sobrecarga.
Sabemos que a rotina em casa também não é nada fácil e essa ideia de cronometrar ajuda a mantermos organizada também, de uma forma mais leve sem ficar se cobrando por algo que sabe que não será possível fazer.
Mas gente não é para ficar na paranóia não viu….. pelo amor de Deus…..Isso é para ser feito com parcimônia.
Para começar podemos fazer assim:
Liste o que você tem para fazer no próximo dia seja no trabalho ou em casa. Coloque tudo no papel e meça o tempo de cada atividade. Use o cronômetro do celular (todo celular tem um).
Exemplo:
- Varrer a casa: 20min
- Fazer almoço:1hora
- Preparar um relatório: 30min
E assim por diante.
Faça isso com todas as atividades que você for fazer e com o tempo não precisará mais, porque já vai saber o tempo que você precisa para realizar cada uma dessas tarefas.
Pode utilizar uma tabela para anotar.
Estou disponibilizando um modelo para vocês.
Tenho certeza que você vai se espantar com alguns desses apontamentos, pois isso aconteceu comigo.
Faça e depois compartilhe conosco as suas descobertas.
Abraços