AUTOCONHECIMENTO E A ORGANIZAÇÃO

O filósofo Sócrates (470 a.C)  disse: “Conhece-te a ti mesmo”, bom desde a época dele já havia referência a necessidade do autoconhecimento. Sócrates acreditava que para se ter uma vida equilibrada e feliz era necessário o autoconhecimento.

/www.filosofiaesoterica.com/autoimagem-e-autoconhecimento/

Portanto devemos dar mais atenção a essa questão de autoconhecer-se. Sei que muitos de vocês não se conhecem em sua totalidade. Então agora vocês poderão começar esse processo.

Dessa forma no processo de organização, seja ele qual for (casa, mental, pessoal, profissional) temos que ter esse conhecimento interior, porque é ele que vai nos guiar. Como assim?

Então, quando sabemos nossas qualidades, defeitos, medos e muitas outras informações, podemos traçar o que podemos melhorar, o que podemos aproveitar, o que temos que trabalhar, ou seja não somos pegos de surpresa em situações conflitantes do nosso dia a dia.

http://www.filosofiaesoterica.com/autoimagem-e-autoconhecimento/

Em suma o primeiro passo para se organizar é ter autoconhecimento.

Para isso preparamos algumas perguntas básicas, mas não menos importantes,  para te ajudar. Lembrando que essas perguntas são apenas a ponta do iceberg do seu autoconhecimento. O seu eu interior é muito mais que isso.

  1. Você conhece suas qualidades?
  2. Você conhece seus defeitos?
  3. Você realmente conhece seus medos?
  4. Você sabe o que tira o seu equilíbrio?
  5. O que você precisa mudar a seu respeito?
  6. A sua vida é o reflexo de seus objetivos e valores?
  7. Como faço para me conhecer mais e mais?
  8. O que eu ainda preciso descobrir em mim?
  9. O que mais me incomoda nas pessoas?

O que você descobriu sobre você após refletir sobre essas perguntas?

Se você teve dificuldade em parar e analisar essas perguntas, não se desespere. Faça aos poucos. Sabemos que não é fácil conhecer a si mesmo, é mais fácil conhecer os outros rs…rs…rs… Então, primeiramente procure um lugar que você se sinta confortável, pegue uma caneta e um papel e vá escrevendo tudo que você pensa sobre você, o que vier a sua mente você escreve, se quiser pode desenhar também tá valendo. O importante é colocar tudo que vem na mente, seja positivo, negativo, ou o que as pessoas pensam. Faça isso mais de uma vez, até ter certeza que conseguiu colocar tudo no papel. Depois de fazer isso pegue esse papel e vá separando o que você escreveu. Se preferir pode fazer um quadro com colunas para que dessa forma seja possível identificar tudo que está relacionado.

Após relacionar tudo analise cada informação listada e faça uma autoanálise. É nesse momento que você vai conseguir olhar para dentro de você e conhecer seus medos e suas conquistas. Afinal tudo isso faz parte de você.

Ficou surpreso com o resultado?

Agora podemos começar a nos organizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *