Estava pensando e refletindo sobre minha trajetória rumo a ter uma vida mais organizada, e cheguei a uma conclusão.
Lembrando que a organização não é apenas no âmbito externo. Além de ensinar a guardar os brinquedos, a jogar o lixo no local certo, depois que crescerem devemos ajudá-los a identificar o que realmente querem ser e orientar eles como conquistar seus sonhos.
Não precisamos trabalhar em um empresa e ter um cargo de chefia para aprender a fazer planejamentos. A nossa vida deve ser planejada. Devemos ter em mente o que queremos ser e ter daqui a 5 anos, 10 anos, 20 anos. Diante desses planos criar metas e trabalhar em cima de cada meta. Devemos ensinar esse processo aos nossos filhos, porque isso fará toda diferença na vida deles.
Isso é crescer tendo uma orientação de como organizar a vida. Algumas pessoas fazem isso inconscientemente, porém a maioria não tem esse discernimento e sofre por isso.
Para chegarmos onde sonhamos é necessário ser organizado. Precisamos identificar aquilo que realmente é importante e traçar metas e planos para alcançar. E conheço muitos adultos que não tem esse caminho muito claro em sua mente e por isso a vida é uma bagunça em todos os aspectos.
Tenho certeza que muitos leitores estão se identificando com essa realidade.
Muitos de nós acreditam, que ter essa tão sonhada organização em sua vida é um sonho distante, impossível de alcançar, mas posso afirmar que não é verdade.
Por onde começamos?
Devemos começar todo o processo avaliando como está a nossa mente, nossas crenças limitantes, nossos medos e muito mais.
Diante de tudo que experimentei e vivenciei, consegui entender e ver claramente que a organização sempre começa de dentro. Começamos a nos organizar de dentro para fora, porque se fizermos o sentido contrário não vai funcionar. Podemos até achar que funciona, mas no final veremos que é uma falsa sensação. Falo isso por experiência própria.
Mas nem tudo está perdido. Mesmo não tendo tido nenhum conhecimento quando criança é possível reverter essa situação. Você já deve ter ouvido a famosa frase: “Antes tarde do que nunca”. Pode parecer meio clichê mas é a mais pura verdade. Só precisamos de boa vontade e querer essa mudança.
Siga-nos no Instagram : @carlachavesli