Conseguir visualizar todas as tarefas que terão que ser feitas é essencial para montar nossa lista de tarefas semanal. Assim fica mais fácil de distribuir as tarefas durante a semana. Afinal você já sabe o tempo médio que é necessário para cumprir cada tarefa – artigo anterior – e isso vai te ajudar a montar a sua lista de tarefas de forma mais assertiva. Em consequência não vamos esquecer nada e teremos a sensação de dever cumprido.
Siga os passos abaixo e terá mais chance de ter sucesso em sua lista. Vamos lá!
Definindo as Tarefas
Se limite em colocar no máximo seis tarefas por dia. Assim você não se sobrecarrega e consegue cumprir todos os itens.
Não esqueça de sempre deixar um tempinho extra caso tenha uma emergência, lembrando também que não é todos os dias que acordamos com a mesma disposição. Defina também um objetivo final para cada tarefa que você inclui na lista isso vai te estimular a cumpri-las e não esqueça de incluir algo que gosta de fazer, isso vai te motivar mais.
Dividir
As tarefas que for muito grande, procure dividir em pequenas tarefas e vai riscando cada item ao terminar. Isso vai te ajudar a concluir elas com sucesso.
Prioridade
Separe as tarefas por grau de urgência. Classifique a prioridade usando por exemplo as letras do alfabeto.
A – Urgente – tem a ver com prazo
B – Importante – tem a ver com o impacto que isso terá na sua vida
C – Importante e não urgente – pode ser feito depois
E – Urgente mas não importante – você pode delegar a outras pessoas.
Determine um Prazo
É necessário ter um prazo, pois se não estabelecer isso acaba sendo um convite a procrastinação. Determine prazos reais que possam ser cumpridos. Baseie-se nas prioridades de suas tarefas.
Registre
Não guarde tudo de cabeça, use agenda, caderno ou aplicativos. Assim você não corre o risco de esquecer nada.
Insistir
Não devemos desistir no primeiro obstáculo. Cada pessoa tem um tempo de aprendizado, sem contar que nosso cérebro tem a tendência de fazer com que fiquemos em nossa zona de conforto.
Consulta
Consulte com frequência a lista para não esquecer nada. Se perceber que não está fazendo de acordo, esforce-se mais para manter e cumprir o que se propôs.
Agora você pode fazer a sua lista de tarefas de forma mais assertiva.
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