7 regras para fazer uma lista de tarefas eficaz

Conseguir visualizar todas as tarefas que terão que ser feitas é essencial para montar nossa lista de tarefas semanal. Assim fica mais fácil de distribuir as tarefas durante a semana. Afinal você já sabe o tempo médio que é necessário para cumprir cada tarefa – artigo anterior – e isso vai te ajudar a montar a sua lista de tarefas de forma mais assertiva. Em consequência não vamos esquecer nada e teremos a sensação de dever cumprido.

Siga os passos abaixo e terá mais chance de ter sucesso em sua lista. Vamos lá!

Definindo as Tarefas

Se limite em colocar no máximo seis tarefas por dia. Assim você não se sobrecarrega e consegue cumprir todos os itens. 

Definindo tarefas para a lista

Não esqueça de sempre deixar um tempinho extra caso tenha uma emergência, lembrando também que não é todos os dias que acordamos com a mesma disposição.  Defina também um objetivo final para cada tarefa que você inclui na lista isso vai te estimular a cumpri-las e não esqueça de incluir algo que gosta de fazer, isso vai te motivar mais.

Dividir

As tarefas que for muito grande, procure dividir em pequenas tarefas e vai riscando cada item ao terminar.  Isso vai te ajudar a concluir elas com sucesso.

Prioridade

Separe as tarefas por grau de urgência. Classifique a prioridade usando por exemplo as letras do alfabeto.

 A – Urgente – tem a ver com prazo

B – Importante – tem a ver com o impacto que isso terá na sua vida

C – Importante e não urgente – pode ser feito depois

E – Urgente mas não importante – você pode delegar a outras pessoas.

Determine um Prazo

É necessário ter um prazo, pois se não estabelecer isso acaba sendo um convite a procrastinação.  Determine prazos reais que possam ser cumpridos. Baseie-se nas prioridades de suas tarefas.  

Registre

Não guarde tudo de cabeça, use agenda, caderno ou aplicativos. Assim você não corre o risco de esquecer nada.

Fazer a lista é essencial

Insistir

Não devemos desistir no primeiro obstáculo. Cada pessoa tem um tempo de aprendizado, sem contar que nosso cérebro tem a tendência de fazer com que fiquemos em nossa zona de conforto.

Consulta

Consulte com frequência a lista para não esquecer nada. Se perceber que não está fazendo de acordo, esforce-se mais para manter e cumprir o que se propôs.

Agora você pode fazer a sua lista de tarefas de forma mais assertiva.

Faça, teste e compartilhe conosco.

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